Anos Finais 6º ao 9º

Nossa Proposta

O Ensino Fundamental Anos Finais é um momento marcado por significativas mudanças na vida do estudante. Nessa fase de transformação, é importante oferecer todo o apoio ao aluno, tanto em aspectos pedagógicos, como em aspectos socioemocionais. No Colégio Focus, apoiando-se em uma visão humanista e acolhedora sobre educação, o estudante é preparado para se afirmar como sujeito crítico, reflexivo, autônomo e cidadão, pronto a participar, de forma consciente e solidária, da sociedade contemporânea.

O processo educacional por meio da matemática promove o pensamento abstrato e é essencial no desenvolvimento cognitivo. Por este motivo, o Colégio Focus, no contraturno, estimula em seu projeto “Matematicando”, o aprofundamento do conhecimento matemático, de forma lúdica, prática e inovadora.

O projeto Jovens Líderes propicia momentos de reflexão sobre a sociedade atual e os seus dilemas, desenvolvendo a cidadania e o engajamento social dos estudantes.

O teatro auxilia os alunos no crescimento cultural que vai além da sala de aula, pois desenvolve habilidades como o discurso espontâneo e capacidade de improvisação, contribuindo para a construção dos conhecimentos artísticos e literários.

Alinhado com os desafios contemporâneos de um mundo conectado e tecnológico, o curso de robótica, por meio de desafios e aulas dinâmicas, aprofunda os conceitos de matemática e programação, estimulando a criatividade e o trabalho em grupo.

Focus Sustentável: Viveiro e Horta

A geração atual vivencia diversos problemas ambientais, como a escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente O colégio Focus realiza projetos visando à preservação da natureza e à sustentabilidade do planeta.

Aulas planejadas para experiências fora da escola, possibilitando ao estudante estabelecer relações entre o conteúdo estudado e a vida.

Olímpiadas Estudantis

As olimpíadas estudantis proporcionam para professores e alunos diversas aprendizagens, que vão além dos conceitos específicos esperados na competição. Muito mais que medalhas ou diplomas, estas atividades estimulam os jovens a descobrir e explorar as diversas áreas do conhecimento, de forma colaborativa, podendo ainda auxiliá-los no ingresso em universidades renomadas. O Colégio Focus estimula a participação nas competições olímpicas e realiza diversas atividades de preparação para esses eventos.

Mostra do Conhecimento

O Colégio Focus, anualmente, realiza a sua Mostra do Conhecimento. O intuito desta atividade é desenvolver o letramento científico em nossos estudantes, pois esta competência possui um papel fundamental em seu desenvolvimento, engajando-os com a aprendizagem e proporcionado benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.

Programa Bilíngue

No programa bilíngue, o aprendizado da língua acontece de forma natural, lúdica e prática. Os alunos vivenciam uma imersão no idioma estrangeiro a partir de conteúdos relacionados ao aprendizado da sua língua materna. O programa utiliza a interdisciplinaridade como base e os alunos têm contato com matérias curriculares como ciências, matemática, geografia, história e educação física, além de extracurriculares, como artes e culinária.

Programa Socioemocional

O projeto pedagógico da escola tem como objetivo, além de uma formação intelectual sólida, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, tais como compreender melhor suas próprias emoções, relacionar-se melhor com os outros, traçar objetivos e tomar decisões conscientes.

Família que Aprende

O Projeto Família que aprende busca promover a aproximação entre as famílias e a escola, valorizando a dimensão afetiva da aprendizagem. As famílias são estimuladas no sentido de facilitar o ensino e a aprendizagem de cada educando, compreendendo toda a dimensão desse processo. O Colégio Focus promove diversas ações que visam orientar as famílias no favorecimento da aprendizagem dos estudantes.

Oficina de Aprendizagem

De forma interativa, os estudantes são estimulados ao desenvolvimento do autoconhecimento, facilitando a forma como cada um aprende. As oficinas de aprendizagem partem do respeito à individualidade de cada aluno, apresentando recursos que facilitam os estudos e a forma como se aprende.

Asas de papel

O Projeto Asas de Papel tem como objetivo desmistificar a leitura, aproximando os alunos, cada vez mais, do universo literário, proporcionando, assim, momentos de leitura que vão além da decodificação.

Aprender a Aprender

O projeto aprender a aprender tem como foco desenvolver nos alunos a habilidade de se organizar em relação aos estudos de modo a alcançar a aprendizagem. Pensando na singularidade dos alunos, sob a orientação do orientador educacional, são desenvolvidas técnicas de aprendizagem, orientações de estudos e planejamento de seu próprio tempo. A autonomia discente assim como e melhora da qualidade do estudo são os objetivos principais da Orientação Educacional por meio desse projeto.

Focus, Esporte e Saúde

O intuito deste projeto é incentivar a prática regular de atividades físicas, em benefício da saúde e do bem-estar. Promover o autocuidado é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida.

Aprofundamentos

Os Aprofundamentos acontecem semanalmente no colégio Focus. Esse momento proporciona aos alunos a possibilidade de reforçar os conteúdos apresentados em sala de aula ou aprofundar os conhecimentos específicos nas disciplinas de português e matemática.

Focus na ONU

A Simulação da Conferência Geral da ONU (Organização da Nações Unidas) tem o intuito de promover discussões acerca de temas referentes aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A culminância do projeto acontece no formato de apresentação de discursos e debate sobre as resoluções propostas. O Colégio Focus oportuniza o protagonismo do aluno, alinhando a excelência acadêmica a uma prática sólida e eficaz.