Anos Iniciais 1º ao 5º

Nossa Proposta

O Ensino Fundamental Anos Iniciais, contemplam as turmas de 1º ao 5º ano, um período de muitas descobertas e aprendizado, um momento de grande importância para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Neste ciclo os alunos adquirem domínio da leitura e escrita, aprendem se apropriam observar, conhecer e compreender diferentes fenômenos sociais e da natureza, despertam para o gosto de aprender pelo ensino da matemática de modo significativo, contextualizado. O raciocínio lógico e as habilidades de cálculo são desenvolvidos por meio de jogos e problematizações que propiciam a busca de estratégias de resolução.

Infraestrutura

O Colégio Focus conta com diversos espaços de aprendizagem, tais como: quadra poliesportiva coberta; parque infantil; salas de projetos, laboratório de leitura, viveiro e horta.

Oficina Psicopedagógica

Para desenvolvimento da competência leitora e domínio de leitura as oficinas são momentos de aprendizado da linguagem de modo lúdico e com um olhar individualizado.

Apoio Pedagógico

Aos nossos alunos são oferecidas aulas de apoio no contraturno para o melhor aprendizado e acompanhamento do rendimento escolar.

Por meio das aulas de robótica, música, horticultura, filosofia, informática, os alunos vão descobrindo um mundo de possibilidades para seu desenvolvimento.

Olímpiadas

Participamos das principais olímpiadas incluindo a olímpiada de matemática do sistema Poliedro (OMP) com excelentes resultados.

O processo educacional por meio da matemática promove o pensamento abstrato e é essencial no desenvolvimento cognitivo. Por este motivo, o Colégio Focus, no contraturno, estimula em seu projeto “Matematicando”, o aprofundamento do conhecimento matemático, de forma lúdica, prática e inovadora.

Viveiro e Horta

O Colégio Focus realiza projetos visando à preservação da natureza e à sustentabilidade do planeta.

Projetos

A aprendizagem baseada em projetos favorece a autonomia do aluno. Por meio de trabalhos em grupo, da realização de desafios e do estímulo à criatividade, ela engaja os alunos nas aulas e os inspira a obter um conhecimento mais aprofundado sobre os assuntos que estão estudando.

O teatro auxilia os alunos no crescimento cultural que vai além da sala de aula, pois desenvolve habilidades como o discurso espontâneo e capacidade de improvisação, contribuindo para a construção dos conhecimentos artísticos e literários.

Temos ainda, aulas passeio “Além dos muros”, são visitas de apreciação viagens que propiciam o aprender pela experiência, a vivência fora da escola. Visitar exposições de arte, reconhecer a importância dos monumentos e de áreas públicas como parques, são parte da rotina e ensinam a valorizar a história de cada cidade de e a cultura de seus moradores.

Aulas que potencializam a aprendizagem da matemática por meio das metodologias ativas e das novas tecnologias.

Programa Socioemocional

O projeto pedagógico da escola tem como objetivo, além de uma formação intelectual sólida, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, tais como compreender melhor suas próprias emoções, relacionar-se melhor com os outros, traçar objetivos e tomar decisões conscientes.

Programa Bilíngue

No programa bilíngue, o aprendizado da língua acontece de forma natural, lúdica e prática. Os alunos vivenciam uma imersão no idioma estrangeiro a partir de conteúdos relacionados ao aprendizado da sua língua materna. O programa utiliza a interdisciplinaridade como base e os alunos têm contato com matérias curriculares como ciências, matemática, geografia, história e educação física, além de extracurriculares, como artes e culinária.

Fique ligado no Conteúdo em Foco!

Ver Notícias